TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES


Leia um trecho da reportagem divulgada no site Administradores.com em 30.07.2018:

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-importancia-da-capacitacao-da-equipe-de-atendimento/111415/

 

O tema dessa reportagem é a capacitação e a sua importância para as empresas. Pensando nisso, assinale a alternativa CORRETA:

 


A capacitação é uma tendência entre as empresas, dado que demanda baixo investimento financeiro para ser realizada.


A capacitação não tem uma relação direta com as estratégias empresariais, lidando apenas com a melhoria de conhecimentos técnicos dos empregados.


A capacitação tem pouca influência sobre o desempenho de equipes.


A capacitação pode ser uma importante ferramenta para a socialização nas empresas, tornando claras as regras e normas de conduta dentro de uma empresa.


A capacitação deve ser uma iniciativa pontual nas empresas, já que demanda muito tempo para ser realizada.

Veja os títulos de algumas reportagens divulgadas na internet:

 

Reportagem 1

 

Fonte: https://gazetaweb.globo.com/portal/especial.php?c=63216

 

 

Reportagem 2

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/01/30/impacto-ambiental-da-tragedia-de-brumadinho-sera-sentido-por-anos-diz-fundo-mundial-para-a-natureza.ghtml

 

 

Sobre essas reportagens É POSSÍVEL AFIRMAR que:

 


As organizações não precisam se atentar aos interesses de indivíduos, grupos e comunidades.


As organizações são benignas em seus impactos para os indivíduos e categorias de indivíduos e comunidades.


As organizações podem influenciar, positivamente ou não, as pessoas e as comunidades em que atuam.


As organizações têm adotado políticas a respeito de contratação e promoção direcionadas a categorias específicas de indivíduos, respeitando suas diferenças individuais.


Análises sobre as condições de trabalho concordam que trabalho altamente rotinizado, repetitivo, lento e em grande escala causa a saúde do trabalhador.

Leia um trecho da reportagem publicada no site Extra em 08.10.2018:

 

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/economia/queixas-contra-empresas-aereas-crescem-37-em-2018-problema-com-bagagem-lidera-23139844.html

 

Essa reportagem aborda o aumento no número de reclamações às empresas aéreas, sendo as principais causas os problemas com a bagagem (22%), cancelamento (19%), com o reembolso (18%), cobrança abusiva (11%) e atendimento (9%).

 

Tais reclamações levam a algumas reflexões acerca das organizações e do modo como as pessoas costumam vê-las. Sobre isso É CORRETO AFIRMAR que:

 


O aumento no número de reclamações às empresas aéreas se deve ao grande conhecimento que as pessoas têm sobre gestão e à vontade de ajudar na eficiência e eficácia dessas empresas.


O aumento no número de reclamações às empresas revela que as pessoas estão pensando mais sobre organizações e seu funcionamento, matriculando-se em cursos de gestão de empresas.


O aumento no número de reclamações às empresas sugere que as pessoas costumam pensar sobre organizações apenas quando identificam problemas e desejam questionar seus produtos/serviços.


O aumento no número de reclamações às empresas se deve, principalmente, ao acesso que a maioria das pessoas têm às legislações referentes a direitos do consumidor, o que dá amparo para questionar os bons serviços dessas empresas.


O aumento no número de reclamações, de modo geral, reflete a tangibilidade ou a facilidade em se identificar problemas e administrar uma empresa.

Berger e Luckman (1967) identificaram a institucionalização como um processo central na criação e perpetuação de grupos sociais duradouros. Sobre isso, avalie o trecho a seguir:

 

Uma __________________ é o resultado ou o estágio final de um processo de _______________________, definido como uma tipificação de ações tornadas habituais por tipos específicos de atores. Essa tipificação envolve os processos de _____________________, objetificação e __________________.

 

Complete as lacunas, acima, com os termos adequados.

 


instituição, institucionalização, habitualização, sedimentação.


empresa, intituição, reificação, habitualização.


instituição, aprendizagem, habitualização, sedimentação.


organização, institucionalização, sedimentação, habitualização.


institucionalização, instituição, sedimentação, habitualização.

Expressões como “Funcionário bom é funcionário comprometido!”, “É preciso que o funcionário vista a camisa da empresa!” são muito comuns nas organizações.

 

Fonte: https://negocios.umcomo.com.br/artigo/como-ser-o-funcionario-do-mes-14631.html

 

Pode-se dizer que essas expressões são exemplos de:

 


Discursos organizacionais.


Trabalho em equipe.


Emoções no ambiente organizacional.


Relação líder e liderança.


Comunicação nas empresas.

Leia o resumo a seguir:

 

Este artigo tem como objetivo investigar de que forma tem ocorrido o processo de institucionalização da responsabilidade social corporativa (RSC) na empresa Marisol, ganhadora do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho. A pesquisa é descritiva, realizada mediante um estudo de caso, com entrevistas e questionários. Os resultados mostram que o processo de institucionalização tem ocorrido de forma gradativa, considerando-se enraizadas as duas primeiras fases, habitualização e objetivação. Mesmo sem haver resistência, o processo de institucionalização não ocorreu por completo. A empresa necessita sedimentar propostas mais abrangentes, em alinhamento aos objetivos estratégicos. Os principais fatores motivadores para a inserção na RSC foram a busca de diferencial competitivo e a preocupação com a imagem corporativa. A atuação da alta direção e da área de recursos humanos foi determinante no monitoramento e na disseminação das práticas de RSC. As mudanças ocorridas na empresa, em função das ações de RSC, foram consideradas de grande porte, com impactos marcantes, principalmente para o público interno.

Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rbpg/article/view/21299

 

Trata-se do resumo de um artigo intitulado “Responsabilidade social empresarial: O processo de institucionalização em uma empresa ganhadora do prêmio SESI de qualidade no trabalho”, publicado por Otiliana Martins, Augusto Cabral, Maria Naiula Pessoa, Sandra Santos e Vivianne Roldan na Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão em 2013. A qual importante teoria organizacional esse artigo se refere?

 


Modelo institucional


Modelo dos custos de transação


Modelo da ecologia organizacional


Modelo da Contingência racional


Modelo da dependência de recursos

Leia as afirmativas abaixo:

 

I. Ecólogos organizacionais procuram explicações para a diversidade da população de organizações, nos seus diferentes nichos.

II. De acordo com a Teoria da Ecologia Organizacional, as mudanças nas populações organizacionais refletem a atuação de processos básicos, como: variação, seleção, retenção.

 

A respeito dessas duas assertivas, assinale a resposta CORRETA.

 


As duas assertivas são verdadeiras e a segunda não complementa a primeira.


A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.


A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é falsa.


As duas assertivas são falsas.


As duas assertivas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira.

Ao longo da história várias iniciativas foram feitas para promover a discussão acerca da questão ambiental no Brasil e no mundo. São exemplos dessas iniciativas, EXCETO:

 


Protocolo de Kyoto, em 1997.


A Rio-92, na cidade do Rio de Janeiro em 1992.


Protocolo de Cartagena, em 2003.


Tratado de Versalhes em 1919.


A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, em Estocolmo – Suécia, em 1972.

Leia as sentenças abaixo:

 

I. Meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

 

II. Uma gestão ambiental, então, está associada à uma visão holística, que envolva o nível individual, o nível grupal, organizacional, social e global.

 

Agora assinale a alternativa CORRETA:

 


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento correto da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições falsas.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento correto da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Ao estudar o tema “discurso” é preciso estar atento à complexidade de seu significado e nuances. Sobre o discurso, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE:

 


O discurso tem pouca influência sob o comportamento das pessoas.


O significado de discurso se restringe a uma mensagem, oral ou escrita; uma oratória proferida a um público.


Todo discurso está desassociado de uma rede simbólica de relações de dominação ideológica e de poder.


O discurso está presente em todas as esferas da vida social e tem um papel extremamente importante no ambiente organizacional.


A compreensão do discurso deve se limitar ao ato isolado da análise do discurso pontual em determinada situação presenciada.